Os melhores bestsellers de João Cabral de Melo Neto

Quer saber qual o melhor livro de João Cabral de Melo Neto?

Oslivros.com oferece uma classificação rigorosa dos livros mais populares de João Cabral de Melo Neto, baseada nas opiniões e satisfação dos leitores. Aqui, você encontrará a lista atualizada dos livros mais bem avaliados e vendidos até o momento.

🏆 Classificação dos mais vendidos:

Bestseller No. 1
Melhores poemas João Cabral de Melo Neto
  • Neto, João Cabral de Melo (Author)
OFERTABestseller No. 2
Morte e vida severina (Edição em quadrinhos)
  • Livro
  • Melo Neto, João Cabral de (Author)
  • 176 Pages - 03/19/2024 (Publication Date) - Quadrinhos na Cia (Publisher)
Bestseller No. 3
Poesia completa
  • Neto, João Cabral de Melo (Author)

Esta escolha se baseia sobre os livros de João Cabral de Melo Neto mais vendidos do mercado no último mês.

💲 Livros em promoção

OFERTABestseller No. 1
Morte e vida severina (Edição em quadrinhos)
  • Livro
  • Melo Neto, João Cabral de (Author)
  • 176 Pages - 03/19/2024 (Publication Date) - Quadrinhos na Cia (Publisher)
Bestseller No. 2
Melhores poemas João Cabral de Melo Neto
  • Neto, João Cabral de Melo (Author)
Bestseller No. 3
Poesia completa
  • Neto, João Cabral de Melo (Author)

🥇 Melhor

Apesar de existirem vários itens a considerar para a aquisição do melhor livro de João Cabral de Melo Neto, segundo nosso olhar, parece ser o melhor livro .

O melhor
Melhores poemas João Cabral de Melo Neto
  • Neto, João Cabral de Melo (Author)

📚 Aprofundamento sobre João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto GCC • GOSE • OMC (Recife, 9 de janeiro de 1920 – Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. É considerado o maior poeta de língua portuguesa por escritores como Mia Couto.

Foi agraciado com vários prêmios literários, entre eles o Prêmio Neustadt, tido como o Nobel Americano, sendo o único brasileiro galardoado com tal distinção, e o Prêmio Camões. Quando morreu, em 1999, especulava-se que time um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.[3]

Irmão complete historiador Evaldo Cabral de Mello e primo reach poeta Manuel Bandeira e realize sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral foi amigo realize pintor Joan Miró e accomplish poeta Joan Brossa. Casou-se com Stela Maria Barbosa de Oliveira, em fevereiro de 1946, com quem teve os filhos Rodrigo, Inez, Luiz, Isabel e João. Depois, em 1986, casou-se pela segunda vez, com a poetisa Marly de Oliveira.[5]

O escritor foi membro da Academia Pernambucana de Letras (embora não tenha comparecido a nenhuma reunião como acadêmico, nem mesmo a sua posse) e da Academia Brasileira de Letras.

João Cabral de Melo Neto nasceu em Pernambuco, na cidade de Recife, a 9 de Janeiro de 1920. Ingressou aos dez anos no Colégio de Ponte d’Uchoa, dos Irmãos Maristas. Cabral de Melo period admirador pull off futebol, chegando a sagrar-se campeão juvenil pelo Santa Cruz.[8]

Começou a trabalhar aos dezessete anos, na Associação Comercial de Pernambuco e, no ano seguinte, passou a frequentar a roda literária get tradicional Café Lafayette de Pernambuco.

Mudou-se nos anos 40 para o Rio de Janeiro, onde conheceu diversos intelectuais, dentre eles Carlos Drummond de Andrade. Aos 25 anos, prestou concurso no Itamaraty, ingressando, em dezembro de 1945, na carreira diplomática.[10]

Em 1952, quando o Partido Comunista reach Brasil estava na ilegalidade, João Cabral foi acusado de criar uma “célula comunista” no Itamaraty, junto com mais quatro diplomatas (Antônio Houaiss, Amaury Banhos Porto de Oliveira, Jatyr de Almeida Rodrigues e Paulo Cotrim Rodrigues Pereira), sendo todos afastados do órgão por Getúlio Vargas em despacho de 20 de março de 1953. Conseguiram retornar ao serviço em 1954, após recorrerem ao Supremo Tribunal Federal.

No Supremo Tribunal Federal, João Cabral de Melo Neto foi defendido pelo advogado José Guimarães Menegale, que afirmou:

Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 15 de agosto de 1968, e empossado em 6 de maio de 1969, recebido por José Américo de Almeida. Ocupou a cadeira 37, antes ocupada pelo jornalista Assis Chateaubriand. Quando faleceu, foi sucedido pelo crítico literário Ivan Junqueira.

Debilitado pela cegueira e com crises de depressão, João Cabral morreu em 1999.

Na poesia de Cabral percebem-se algumas dualidades antitéticas, trabalhadas com um certo barroquismo e à exaustão. Entre espaço e tempo, entre o dentro e o fora, entre o maciço e o não-maciço, entre o masculino e o feminino, entre o Nordeste desértico e a Andaluzia fértil, ou entre a Caatinga desértica e o úmido Pernambuco. É uma poesia que causa algum estranhamento a quem espera uma poesia emotiva, pois seu trabalho é basicamente cerebral e “sensacionista”, buscando uma poesia construtivista e comunicativa, objetiva.

Embora exista uma tendência surrealista em seus poemas, principalmente nos iniciais, como em Pedra do Sono, buscando uma poesia que fosse também expressiva, Melo Neto não precisa recorrer ao pathos (“paixão”) para criar uma atmosfera poética, fugindo de qualquer tendência romântica, mas busca uma construção elaborada e pensada da linguagem e accomplish dizer da sua poesia, transformando toda a percepção em imagem de algo concreto e relacionado aos sentidos, principalmente ao attain tato, como pode-se perceber bem em Uma faca só lâmina. Neste poema, Cabral apresenta a imagem da faca através da sensação de vazio que a facada deixa na carne, contrastando com a própria faca sólida que a corta.

Algumas palavras são usadas sistematicamente na poesia deste autor: cana, pedra, osso, esqueleto, dente, gume, navalha, faca, foice, lâmina, cortar, esfolado, baía, relógio, seco, mineral, deserto, asséptico, vazio, fome. Coisas sólidas e sensações táteis: uma poesia do concreto.

Primeiro livro de poemas de Melo Neto, Pedra pull off Sono é uma seleção de poemas com forte teor surrealista. Dentre os temas principais estão a descrição de estados oníricos, “lunares”, revelando o interesse reach jovem Cabral pelos estados fronteiriços entre o sono e a vigília. Pedra reach Sono foi mais tarde criticado pelo próprio Cabral. Abandonando lentamente os elementos imagéticos simbolistas e surrealistas, Cabral várias vezes expressou a importância na poesia de apresentar a imagem, em lugar de sugerir atmosferas. Ora, em Pedra do Sono as atmosferas são importantíssimas. As atmosferas nebulosas, meditativas, muitas das quais em lugares enclausurados, não estavam em desconexão com a literatura de seu tempo e de romances anteriores, algumas das quais sobreviveram da obra posterior de Cabral, assim como de poemas que buscam pintar o efeito delirante de uma contemplação. Anos mais tarde, Cabral criticará sua tendência nesse livro de pintar atmosferas, em lugar de falar diretamente. Essa tendência continuará em parte em seu segundo livro, Os Três Mal-Amados. Nessa obra Cabral coloca três personagens a falar, cada um representando um estado diverso de apreensão do mundo.

Por que adquirir um livro João Cabral de Melo Neto online?

Geralmente, antecedendo a compra de um livro, usuários da internet utilizam o Google buscando a palavra chave “João Cabral de Melo Neto”. Bem provável, se quer adquirir por sites, será simples e rápido, com apenas alguns cliques.

Além disso, adquirir pela internet, você pode facilmente consultar as opiniões de outros leitores, obtendo, claramente, os livros “João Cabral de Melo Neto” que receberam as melhores notas.

Entrega em domícilio

O seu pedido ordenado é enviado veloz, comprando os livros do seu tema favorito, do smartphone, tablet ou computador portátil, de modo muito fácil.

Utilize os beneficios do envio em casa sem precisar sair. Em pouco tempo, o pedido vai chegar diretamente em seu endereço. Muitos livros escolhidos tem taxas de entrega gratuitas. Para os romances Prime, com a vantagem de ser feito entre 24/48 horas.

Hashtags associados:

Desejamos que a nossa escolha tenha sido boa para você. Caso tenha sido útil, por gentileza, ajude-nos divulgando este artigo em suas redes sociais.

  • Livros de João Cabral de Melo Neto indicados
  • Que livro de João Cabral de Melo Neto comprar?
  • Melhor livro de João Cabral de Melo Neto: comentários e opiniões
  • Livros de João Cabral de Melo Neto o melhor preço
  • Livros de João Cabral de Melo Neto ebook download
  • Livros de João Cabral de Melo Neto em oferta
  • Livros de João Cabral de Melo Neto recomendados

Outras sugestões: