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Fantasia Ć© um gĆŖnero da ficĆ§Ć£o em que se usa geralmente fenĆ“menos sobrenaturais, mĆ”gicos e outros como um elemento primĆ”rio pull off enredo, tema ou configuraĆ§Ć£o. Muitas obras dentro pull off gĆŖnero ocorrem em mundos imaginĆ”rios onde hĆ” criaturas mĆ”gicas e itens mĆ”gicos. Geralmente a fantasia distingue-se dos gĆŖneros ficĆ§Ć£o cientĆfica e horror pela expectativa de que ele dirige claramente de temas cientĆficos e macabros, respectivamente, embora haja uma grande sobreposiĆ§Ć£o entre os trĆŖs, todos os quais sĆ£o subgĆŖneros da ficĆ§Ć£o especulativa.
Uma vantagem realize gĆŖnero fantĆ”stico Ć© que o mesmo nĆ£o se prende apenas Ć literatura, mas tambĆ©m ao cinema e mĆŗsica (Blind Guardian, por exemplo, possui um Ć”lbum inspirado em O Silmarillion). TambĆ©m pode-se misturar fantasia com realidade, um exemplo claro que se vĆŖ em Harry Potter, que se passa em Londres, mesmo tendo todo um universo mĆ”gico por trĆ”s.
Como noutras formas de ficĆ§Ć£o, os acontecimentos e aƧƵes na literatura fantĆ”stica muitas vezes diferem daqueles possĆveis na realidade, embora nĆ£o seja regra. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais antigos, mas tambĆ©m em muitos modernos, isto Ć© explicado por uma intervenĆ§Ć£o divina, mĆ”gica, ou de outras forƧas sobrenaturais. Noutros casos, como na chamada high fantasy, a histĆ³ria pode acontecer num mundo completamente fantĆ”stico, diferente complete nosso, onde nele existe a magia, e as leis get mundo genuine nem sempre regem o mundo imaginĆ”rio.
Como a fantasia nĆ£o se limita a um sĆ³ mundo e ao material, como em outros gĆŖneros, hĆ” muito que pode ser trabalhado. As caracterĆsticas que definem a ficĆ§Ć£o fantĆ”stica Ć© tema de debate entre escritores e leitores, uma vez que Ć© um assunto extremamente amplo. Mas, em opiniĆ£o geral, uma caracterĆstica delineadora Ć© a independĆŖncia da ciĆŖncia ou tecnologia tais como conhecemos. Muitos mundos tĆŖm sua prĆ³pria ciĆŖncia, suas prĆ³prias tecnologias, ou nĆ£o as possuem, ou nĆ£o se prendem tanto aos conceitos reais. A magia Ć© um exemplo disso. A ciĆŖncia diz que a magia nĆ£o existe, entretanto, na fantasia podemos vĆŖ-la se manifestar livremente. Como dito acima, as histĆ³rias podem conter apenas criaturas humanas e seres do mundo real, quanto podem reunir criaturas como dragƵes, centauros e elfos. NĆ£o Ć© regra, entĆ£o sĆ£o vistos como elementos. SĆ£o comuns: jovens guerreiros, magos, profecias, maldiƧƵes demonĆacas, lendas de dragƵes.
Como gĆŖnero, a fantasia estĆ” tanto associada quanto distinguida da ficĆ§Ć£o cientĆfica e accomplish terror. Todos os trĆŖs gĆŖneros podem conter elementos de fantasia, assim como se distanciar radicalmente da realidade, ou especular radicalmente sobre a natureza da realidade. Se a ficĆ§Ć£o cientĆfica Ć© considerada o gĆŖnero attain que podia ser/poderĆ” ser, a fantasia Ć© o gĆŖnero attain que nĆ£o Ć©/nĆ£o foi. Alguns escritores e crĆticos preferem, por isso, o termo ficĆ§Ć£o especulativa, devido Ć s frequentes sobreposiƧƵes entre gĆŖneros. O termo fantasia cientĆfica Ć© tambĆ©m por vezes utilizado para descrever histĆ³rias de ficĆ§Ć£o cientĆfica que incorporam elementos de fantasia, ou histĆ³rias de fantasia que ocorrem em cenĆ”rios mais comumente associados com ficĆ§Ć£o cientĆfica.[3]
Para complicar ainda mais a distinĆ§Ć£o, alguns sugerem que hĆ” uma distinĆ§Ć£o entre o gĆŖnero fantĆ”stico e outros gĆŖneros fantĆ”sticos mais gerais, os quais usam elementos fantĆ”sticos em outros gĆŖneros de ficĆ§Ć£o. Essa confusĆ£o sĆ³ existe por causa da versatilidade pull off gĆŖnero, que pode ter elementos aplicados em todos os outros.
Apesar de o gĆŖnero, no seu sentido moderno, ter menos de dois sĆ©culos, os seus antecedentes tĆŖm uma histĆ³ria longa. ComeƧam talvez com os documentos mais antigos conhecidos pela humanidade. Mitos e outros elementos que surgiriam para definir a fantasia e os seus subgĆŖneros foram parte de alguns dos mais grandiosos e celebrados trabalhos de literatura. Desde a Odisseia, as Lendas Arturianas, dos romances medievais Ć poesia Ć©pica da Divina ComĆ©dia, das aventuras fantĆ”sticas de bravos herĆ³is e heroĆnas, monstros e reinos secretos, inspiraram muitas audiĆŖncias. Neste sentido, a histĆ³ria da fantasia e a histĆ³ria da literatura estĆ£o intimamente interligadas.
A histĆ³ria complete mundo moderno da fantasia comeƧa com William Morris, membro da irmandade prĆ©-rafaelita, que, nos fins accomplish sĆ©culo XIX, se tornou o pioneiro get gĆ©nero com a obra “The Well at the Worldās End” (o PoƧo no Fim pull off Mundo) e outras obras, e Edward Plunkett, Lord Dunsany, que continuou a tradiĆ§Ć£o atĆ© ao sĆ©culo XX.
A fantasia foi um gĆŖnero comum de revistas pulp publicados no Ocidente. Em 1923, foi criada a primeira revista totalmente dedicada a fantasia, a Weird Tales. Muitas outras revistas semelhantes surgiram, mais notadamente The Magazine of Fantasy & Science Fiction. O formato de revista pulp estava no auge de sua popularidade neste momento e foi instrumental em trazer a fantasia para um pĆŗblico amplo, tanto nos Estados Unidos, quanto no Reino Unido. Essas revistas tambĆ©m foram determinantes para o surgimento da ficĆ§Ć£o cientĆfica, e foi nessa Ć©poca que os dois gĆŖneros comeƧaram a ser associado um com o outro.
Em 1950, o gĆ©nero “espada e feitiƧaria” ficĆ§Ć£o tinham comeƧado a encontrar um grande pĆŗblico, com o sucesso de Conan, o BĆ”rbaro de Robert E. Howard e Fafhrd and the Gray Mouser de Fritz Leiber.
Um outro subgĆ©nero da fantasia tornou-se muito popular: a chamada High Fantasy, ou Alta Fantasia. Dentro dele, O Hobbit e O Senhor dos AnĆ©is, lanƧados originalmente entre 1937 e 1955, do escritor e filĆ³logo britĆ¢nico J. R. R. Tolkien sĆ£o marcos, considerados os “pontapĆ©s iniciais” do gĆŖnero, que o difundiu e o catapultou para se tornĆ”-lo um fenĆ“meno de pĆŗblico e mĆdia ao longos das dĆ©cadas seguintes; outros trabalhos importantes sĆ£o As CrĆ“nicas de NĆ”rnia do tambĆ©m britĆ¢nico C. S. Lewis (composta de sete volumes, publicados entre 1950 e 1956), e a sĆ©rie Earthsea da escritora americana Ursula K. Le Guin (tendo sido o primeiro dos seis volumes da sĆ©rie, intitulado A Wizard of Earthsea, publicado em 1968, que deu continuidade ao trabalho de escritores anteriores, Tolkien e Lewis principalmente, no gĆŖnero). Em suma, a literatura fantĆ”stica viu a sua popularidade renovada no fim get sĆ©culo XX, muitas vezes influenciada por estes trabalhos e, tal como eles, influenciada por mitos e romances Ć©picos e medievais.
No brasil, a fantasia sempre esteve presente na literatura, como explicitado no livro FantĆ”stico Brasileiro: O InsĆ³lito LiterĆ”rio realize Romantismo ao Fantasismo, de Bruno Anselmi Matangrano e EnĆ©ias Tavares. A partir do sĆ©culo XXI, a fantasia ganhou ainda mais popularidade atravĆ©s de livros como Os Sete, de AndrĆ© Vianco, A Batalha get Apocalipse, de Eduardo Spohr, e A Era get Abismo, de Bernardo Stamato.
A popularidade realize gĆ©nero fantĆ”stico continuou a aumentar no sĆ©culo seguinte, como Ć© demonstrado pelo best seller Harry Potter, de J.K. Rowling, um dos maiores fenĆ“menos literĆ”rios da histĆ³ria, que foi um recorde bombĆ”stico de vendas e foi igualmente bem-sucedido no cinema, com 8 grandiosos filmes aclamados por pĆŗblico e crĆtica e sucessos estrondosos de bilheteria. Nos cinemas, a adaptaĆ§Ć£o da grande trilogia de Tolkien, O Senhor dos AnĆ©is, Ć© considerado um clĆ”ssico da historia cinematogrĆ”fica faturando mais de uma dezena de Oscar em toda a trilogia.[7]
A fantasia Ć© um gĆŖnero muito popular, encontrando lugar em quase todas as mĆdias. Enquanto que a arte fantĆ”stica e os filmes de fantasia foram altamente sucedidos, Ć© na literatura e nos jogos eletrĆ“nicos que o gĆŖnero se expandiu mais e se diversificou.
Os jogos de fantasia cruzam medias diferentes. O RPG de mesa, mais precisamente o famoso Dungeons & Dragons, foi o principal percursor da fantasia fora da literatura, mas que a usava de certo modo. No mundo dos games eletrĆ“nicos, ficou em evidĆŖncia o japonĆŖs Final Fantasy, nome de peso, se tornando um Ćcone dos RPG eletrĆ“nicos. Devido a estes, muita nova arte, literatura, e mesmo mĆŗsica surgiu. As companhias de jogos publicavam romances fantĆ”sticos com base no universo dos seus jogos. Do mesmo modo, filmes baseados em livros de fantasia e sĆ©ries de TV com essas temĆ”ticas tambĆ©m se tornaram populares.
A fantasia moderna, incluindo a mais recente, tambĆ©m criou muitos subgĆŖneros sem ligaĆ§Ć£o clara com o folclore ou mitologia, embora a inspiraĆ§Ć£o nestes temas continue. HĆ” mais liberdade para se desenvolver algo nesse gĆŖnero. Autores gostam de fantasia principalmente por poderem usar sua imaginaĆ§Ć£o ao extremo para causar as mais diversas emoƧƵes em seus leitores.
Dentro da fantasia, pode-se haver vĆ”rios subgĆŖneros, que geralmente sĆ£o a mistura de outros gĆŖneros com fantasia. SĆ£o elas:
š Para aprofundar fantasia
Outras alternativas:
Outros dados:
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